Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica é o documento que especifica as finalidades da escola, sua estrutura organizacional, as relações de trabalho, a relação entre aluno e professor, os processos de decisão, o tempo escolar, a organização dos alunos, a organização curricular, os procedimentos didáticos, a linha metodológica da ação pedagógica, as estratégias de trabalho, de avaliação e de estudos de recuperação, as atividades culturais, o lazer, as atividades de convívio social, entre outros tópicos.

As orientações da LDBEN 9.394/96 fundamentam a Proposta Pedagógica do Colégio São Francisco. Sua construção teve a participação efetiva de representantes de todos os segmentos da equipe técnico-pedagógica da escola, sob a coordenação da Assessoria de Gestão Pedagógica, e foi consolidado a partir da realização do curso MBA Educação: Gestão Estratégica da Qualidade em Educação.

Alicerçada na concepção filosófica, epistemológica e educacional do homem como ser social, a proposta pedagógica do Colégio São Francisco Xavier tem como missão promover a formação do ser humano e a construção da cidadania, de acordo com:

Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Os princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
Os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Os princípios humanos e cristãos franciscanos, pautados pela paz, pela ética, pela moral e pela solidariedade.

A Proposta Pedagógica do CSFX em três capítulos:

O primeiro capítulo resgata a origem da escola, os objetivos de sua criação, a forma como a instituição foi concebida, destacando a importância da Usiminas nessa construção. Traz ainda a Missão, a Visão, os Objetivos Estratégicos e a Política de Qualidade da Fundação São Francisco Xavier, mantenedora dessa instituição.

O segundo capítulo explicita a crença do CSFX em ser uma casa do saber que prioriza a busca da excelência, por meio da formação de valores e de conhecimentos capazes de fazer dos nossos alunos autênticos cidadãos, e os fundamentos epistemológicos, que apresentarão uma síntese teórica de como o conhecimento é construído.

O terceiro capítulo, Dimensão Didático-Pedagógica, delineia as atividades realizadas na escola (planejamento – execução – avaliação), tendo como base os pressupostos teóricos apresentados, atribuindo-lhes significado e desdobrando-os em prática. Explica como fazemos a educação, considerando, para esse fim, a escola como uma organização viva e em constante transformação. Tudo isso alinhado a um sistema de Qualidade com base na Norma ISO 9001, que nos auxilia na gestão de pessoas, processos e recursos.

O objetivo desta proposta é apresentar o CSFX como uma escola que aprende, ou seja, uma instituição que busca continuamente a discussão de novos conceitos em educação e administração, que reflete sobre temas contemporâneos do processo educacional e adota uma visão sistêmica e a busca permanente do aprimoramento de suas habilidades em planejamento, metodologias de ensino e modelo de gestão.

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