Acesso rápido

Tire suas dúvidas

  1. Por que fazer os exames em jejum?

    A orientação de se fazer exames em jejum serve para padronizar as condições dos pacientes. Dessa forma, exames feitos em datas diferentes, para um mesmo paciente, podem ser comparados, e a eficiência do tratamento pode ser verificada.

  2. Quais fatores podem interferir nos resultados?

    Alimentação, uso de medicamentos, bebidas alcoólicas, fumo, atividades físicas fora do habitual e menstruação são os principais fatores. Caso tenha alguma dúvida, procure um de nossos atendentes ou médicos sobre qual ou quais desses fatores dizem respeito ao seu caso.

    Para todo exame, o HMC recomenda que você compareça ao laboratório em jejum, sem fumar por pelo menos 24 horas e sem ingerir bebidas alcoólicas por 72 horas.

    Continue seus medicamentos conforme prescrito pelo seu médico e informe ao atendente no laboratório o nome dos medicamentos que você está usando. Sempre que precisar, fale com a gente.

  3. A coleta de urina só pode ser feita em laboratório?

    Isso depende do exame solicitado pelo seu médico. No caso de coleta em casa, a urina deve ser trazida no máximo, 1 hora após a coleta, em frascos próprios (solicite aos nossos atendentes ou compre em farmácias).

  4. Menstruação altera os exames?

    Sim, principalmente o exame de urina. Quando houver urgência no exame de urina, faça uma higiene local rigorosa antes da coleta e use tampão vaginal, para que não haja contaminação de urina com sangue da menstruação.

  5. O que posso fazer quando, após a coleta de sangue, o local ficar roxo?

    Logo após o exame, mantenha a região levemente pressionada com o algodão fornecido no laboratório. Caso apareça uma mancha roxa, fique tranquilo, isso pode acontecer e, em aproximadamente 15 dias, a mancha desaparecerá por completo. Se o roxo permanecer após esse período, retorne ao laboratório e fale com nossos atendentes.

  6. Qual a importância da certificação ISO 9002?

    A ISO 9002-2000 é uma norma mundialmente reconhecida de garantia de qualidade. Quando o laboratório conquista a certificação, significa que todos os seus procedimentos passam por rigoroso controle de qualidade e correspondem aos padrões adotados nas melhores instituições do mundo. Fazer exames em um laboratório certificado é garantir que seu exame seja seguro, confiável e exato.

  7. Caso esteja impossibilitado de ir até o laboratório, o que devo fazer?

    Conte com o nosso Atendimento Domiciliar. Com ele, você realiza a coleta com data e hora marcadas e entrega os resultados no local de sua preferência. Ligue (31) 3829-9600 para saber mais e agendar seu exame.

  8. Quais os cuidados necessários para quem vai se submeter ao teste de PSA?

    É necessário que o paciente esteja em jejum por, pelo menos, 8 horas. Além disso, é preciso aguardar:

    • 24 horas após ultrassom transretal
    • 24 horas após exercícios pesados e, de forma especial, ciclismo
    • Dois dias após ejaculação (relação sexual)
    • Quatro semanas após biópsia ou massagem prostática
    • Dois dias após toque retal

Ficou alguma dúvida?

Fale com a gente pelo telefone (31) 3829-9600 ou pelo e-mail labhmc@fsfx.com.br.