Acesso rápido

UTI Adulto

O Hospital Márcio Cunha conta com duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a pacientes que necessitam de cuidados especiais, como vítimas de acidentes ou com doenças mais graves ou que foram submetidos a cirurgias ou procedimentos de alta complexidade.

Posicionada estrategicamente em frente ao Centro Cirúrgico para atendimento às intervenções de urgência, a UTI Adulto da Unidade I integra 20 leitos, sendo 10 para atendimentos em geral e outros 10 para pacientes cardíacos da unidade coronariana. Na Unidade II do HMC, a mais recente UTI Adulto, com seus 10 leitos, apresenta, como diferenciais, janelas e controle de luz solar, que auxiliam no bem-estar e na recuperação do paciente.

Nossa equipe

Em ambas as unidades, a presença constante das equipes, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e psicólogos, garante assistência segura e de qualidade aos pacientes.

O conhecimento multidisciplinar dos profissionais soma-se, ainda, aos procedimentos e protocolos institucionais já estabelecidos. Na prática, tais materiais orientam a conduta da equipe a partir de experiências e evidências científicas comprovadas pela literatura médica, maximizando, por exemplo, a assistência a determinados grupos de pacientes, como vítimas de infartos, acidente vascular cerebral (AVC), grandes cirurgias, politraumatizados, complicação de doenças oncológicas, problemas neurológicos e infecções graves, entre outros.

Tecnologia com foco no paciente

Medicamentos e técnicas sofisticadas, aliados a equipamentos de ponta para monitoramento e avaliação de pacientes, carros ressuscitadores com monitor, desfibrilador, cardioversor e marca-passo transcutâneo, aparelhos de ventilação mecânica, central de monitorização informatizada para acompanhamento de todos os pacientes ao mesmo tempo, máquinas de hemodiálise, raio-X portátil e elevadores que auxiliam na transferência do paciente do leito para a poltrona, entre outros recursos, também mostram a seriedade e a relevância com as quais são tratados pacientes adultos nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Márcio Cunha.

Enfermaria de Cuidados Intermediários

A Unidade I do Hospital Márcio Cunha dispõe ainda de 15 leitos para a assistência de pacientes com doenças graves ou submetidos a cirurgias na Enfermaria de Cuidados Intermediários, no 7º andar. Em todos eles, o atendimento multidisciplinar dos profissionais e o suporte dos recursos necessários para a recuperação de cada paciente também se fazem presentes durante 24 horas.

O papel da família e do acompanhante

A internação acaba por tirar as pessoas da sua rotina e do convívio com amigos e familiares. Nesse processo de recuperação do paciente, o familiar tem um papel tão importante quanto os médicos, os enfermeiros, os medicamentos e o tratamento. Na UTI Adulto, não é preciso estar presente durante todo o tempo, visto que o paciente está sendo monitorado e cuidado por uma equipe especializada. Por isso, aproveite bem os momentos de visita para demonstrar sua atenção e seu afeto a quem precisa.