Acesso rápido

FSFX promove ação pelo Dia Mundial do Rim

Como parte das ações de conscientização sobre a saúde dos rins, o Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), promove nesta quinta-feira (14), Dia Mundial do Rim, uma ação educativa na Praça 1º de Maio, no Centro de Ipatinga. Durante o evento, profissionais do Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS) do HMC prestarão serviços de aferição de pressão arterial e irão repassar orientações gerais sobre a prevenção de doenças renais crônicas.

Promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a campanha do Dia Mundial do Rim busca aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo, além de alertar sobre a constante necessidade de traçar novas estratégias para a prevenção e o tratamento dessas doenças. Este ano, a SBN escolheu ‘Saúde dos Rins para Todos’ como tema da campanha, com o objetivo de ampliar o alerta para a população sobre as doenças dos rins. “Precisamos conscientizar a população sobre a alta e crescente presença de doenças renais e quanto à necessidade de estratégias para a prevenção. Exames simples com a creatinina e urina de rotina podem detectar problemas renais”, afirma Daniel Calazans, coordenador do serviço de nefrologia do Hospital Márcio Cunha e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia. 

 

PREVENÇÃO

As doenças renais podem ser prevenidas de formas simples, por meio do controle da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue. Além disso, é fundamental não fumar, já que os fumantes têm mais risco de desenvolverem insuficiência renal crônica. Outras medidas importantes como manter um peso ideal, com alimentação saudável, praticar exercícios físicos e buscar assistência médica para exames periódicos também podem contribuir para a saúde dos rins.

 

Coordenador do Serviço de Nefrologia do HMC representa MG em plenária em Brasília

No próximo dia 14, o coordenador do serviço de nefrologia do Hospital Márcio Cunha participará em Brasília, representando o estado de Minas Gerais, de uma plenária na Câmara dos Deputados com o objetivo de discutir melhorias no tratamento das doenças renais.