Acesso rápido

CSFX sedia reunião sobre segurança nas escolas

Pela primeira vez o Colégio São Francisco Xavier (CSFX), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) sediou a reunião da Comunidade de Apoio Mútuo do Vale do Aço (CIAMVA). O tema abordado foi Segurança no Ambiente Escolar e foi ministrada uma palestra pelo subcomandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Ipatinga, major Ademir Dias Cardoso. O encontro contou com a participação de representantes da área de segurança do município, além de Instituições parcerias como a Usiminas e a Cenibra.

A Superintendente Corporativa de Gestão da Fundação São Francisco Xavier, Adriana Leite Chaves Quintela fez a abertura da reunião. “Nesses últimos anos a questão da falta segurança tem tomado grandes proporções e tirado a tranquilidade de algumas pessoas. A diretoria da Fundação sempre esteve empenhada em buscar soluções para garantir a segurança de todos que passam pelas nossas unidades. O Colégio São Francisco Xavier tem três mil alunos e temos a certeza de que o melhor caminho para solucionar qualquer problema é o compartilhamento de ideias. Fico muito grata pela Fundação receber esse encontro, pois demonstra a preocupação de todos com a sociedade, com a busca de condições melhores e com o objetivo de aumentar a segurança nas escolas”, afirmou Adriana.

Durante a palestra o major Ademir Dias Cardoso ressaltou a importância da participação da família junto a comunidade escolar. “Cuidar da segurança nas escolas deve ser um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a própria escola e a família. É importante os familiares valorizarem e incentivarem a educação dos filhos ou parentes. A Polícia Militar tem diversos programas de atuação em escolas públicas e privadas com o objetivo de despertar nos alunos os deveres de cidadania. Além de iniciativas que buscam diminuir a criminalidade no entorno dos ambientes escolares e a reestruturação da ordem e da tranquilidade”, informou o militar.

Ao longo do dia os representantes da área de segurança de Ipatinga e das Instituições parceiras discutiram iniciativas que possam contribuir para que as escolas sejam ambientes cada vez mais seguros. A reunião dos membros da Comunidade de Apoio Mútuo do Vale do Aço acontece de dois em dois meses e a cada encontro novos temas são colocados em pauta.