FSFX recebe prêmio de Excelência da Saúde e é reconhecido por projeto de robótica

Publicado em 14/10/2019

No ano em que completa seu cinquentenário, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) foi eleita uma instituição de “Excelência da Saúde” pela revista Healthcare Management. A FSFX foi premiada na categoria Gente e Gestão pelo Programa de Desenvolvimento e Soluções Colaborativas. A premiação visa homenagear instituições de saúde que obtiveram alta performance em diversas vertentes da gestão. O prêmio foi recebido pelas mãos da Ana Rosa dos Santos, gestora da FSFX, representando o diretor executivo, Luís Márcio Araújo Ramos.

 

O projeto foi realizado entre os meses de agosto de 2017 a fevereiro de 2019 e contemplou 75 supervisores que atuam em diversas áreas da FSFX. Centrado em quatro pilares: pessoas, métodos, resultados e estratégias, o programa foi desenvolvido em três etapas - Formação e Desenvolvimento, Aplicação dos Conhecimentos e Elaboração de Soluções Colaborativas e Aprovação e Implantação das Soluções Propostas.

 

Direcionado às pessoas e ao aprimoramento de suas competências, os resultados alcançados foram satisfatórios entre os setores participantes. “Além dos objetivos iniciais, outro ganho observado durante o programa foi a interação entre os participantes das diversas áreas da Fundação, que foi se intensificando à medida em que as particularidades foram sendo compartilhadas de forma coletiva. A primeira fase do projeto obteve aprovação de mais de 96% dos participantes, e, dos 30 planos de ação que foram elaborados, oito foram aprovados para implantação imediata e representarão um ganho financeiro de mais de R$ 5 milhões para a Fundação nos próximos três anos”, afirma Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.

 

O programa também possibilitou aos participantes aperfeiçoar processos e serviços da Instituição por meio de iniciativas que ampliaram a visão organizacional, aprimoraram a cultura colaborativa, aumentaram a confiança para lidar com os riscos, intensificaram a busca contínua pelo alto desempenho e agregaram valor à qualidade percebida pelos nossos clientes.

 

Prêmio Health-IT

 

O Hospital Márcio Cunha (HMC) também foi agraciado com o Prêmio Health-IT na categoria cases de sucesso - Melhor aplicação em Robótica. A premiação visa homenagear iniciativas que, combinadas com a gestão do negócio, melhoraram a performance assistencial de hospitais, laboratórios, operadoras de saúde, entre outras instituições do setor. 

 

O reconhecimento ao Hospital Márcio Cunha, por meio da implantação do Robô Laura, uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial, reforça o empenho da instituição pela busca por soluções inovadoras que beneficiam diretamente os pacientes. O robô possibilitou a redução da taxa de mortalidade por Sepse no HMC e auxiliou a equipe multidisciplinar da unidade no diagnóstico precoce da doença, por meio da leitura de exames e dados vitais, em tempo real e de forma sistêmica. O prêmio foi recebido pelas mãos do Gustavo Cristiano Soares Pontes, gestor da FSFX.

 

O superintendente corporativo de Estratégia e Inovação da FSFX, Josiano Gomes Chaves, ressalta a importância de o HMC ser reconhecido pelas suas boas práticas. “É motivo de muito orgulho o hospital receber essa premiação, que demonstra o reconhecimento do esforço de toda a Fundação São Francisco Xavier na busca por soluções inovadoras que beneficiam diretamente nossos pacientes. Temos dedicado cada vez mais tempo, esforço e direcionado o orçamento para as inovações, sempre com o foco nos pacientes. Este prêmio nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e devemos continuar nesta rota para atingirmos nossos objetivos. Reconhecimentos como esse são o que motiva o engajamento da equipe, da mobilização de recursos e nos impulsiona a busca dos melhores resultados”, conclui Josiano.