Acesso rápido

Fundação São Francisco Xavier realizará I Congresso Internacional de Atenção Integral à Saúde

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) reunirá especialistas em cuidados com a saúde de Minas Gerais, de São Paulo e dos Estados Unidos em Ipatinga, MG, para um evento à altura da relevância do tema. Trata-se do I Congresso Internacional de Atenção Integral à Saúde da FSFX – Usifamília, que será realizado no dia 05 de dezembro, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, com expectativa de casa cheia.

Destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, o evento terá as inscrições gratuitas, que ficarão abertas somente até a próxima quarta, dia 30. Os participantes que optarem por ir de carro ao encontro terão ainda isenção de estacionamento no Shopping do Vale do Aço, onde fica o Centro Cultural Usiminas, durante 12 horas. Para garantir uma vaga, basta acessar o site da Fundação na internet, www.fsfx.com.br, clicar e preencher a ficha. (Atualização: as inscrições já estão esgotadas).

BANNER_ENTRADA_6X5,5-OKO Congresso Internacional apresenta uma extensa programação, a partir das 13h. Logo após a abertura, haverá uma conferência magna sobre Os desafios da Atenção Integral à Saúde no Brasil na Perspectiva da Rede de Atenção à Saúde, com o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde, Eugênio Vilaça Mendes. Na sequência, o evento seguirá com palestras e mesas-redondas, a começar pela apresentação O modelo de Gestão Integral à Saúde centrado no idoso e sua família, com o coordenador do Hospital das Clínicas da UFMG Edgar Nunes de Moraes.

O evento contará ainda com a participação especial do médico especialista em Atenção Primária à Saúde e professor da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, Rob Janett. Ele falará sobre A contribuição da Atenção Primária no Remodelamento do Sistema de Saúde, contando sobre suas experiências em diversos centros e hospitais, entre eles o Cambridge Health Alliance, o modelo assistencial que inspirou em 2014 a criação do Usifamília, a unidade de Atenção Integral da Usisaúde e da Fundação São Francisco Xavier, em Ipatinga. De lá para cá, o Usifamília cresceu, se expandiu para outras duas cidades, Belo Horizonte e Santos, e hoje acompanha a saúde de mais de 16 mil pacientes.

O ciclo de palestras inclui ainda A Atenção Integral à Saúde pela FSFX, com Mauro Oscar Souza Lima, superintendente Geral de Hospitais da Fundação; Cuidado Paliativo, com Toshio Chiba, médico geriatra e chefe do Serviço de Cuidados Paliativos no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; Cuidado Domiciliar, com Flávia Lanna de Moraes, especialista em Geriatria e em Medicina da Família e Comunidade, além de coordenadora do programa Mais Vida em Casa, do Hospital das Clínicas da UFMG; O papel indutor da agência nacional de saúde suplementar na atenção à saúde do idoso, com Daniele Pinto da Silveira, diretora na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); A utilização do “Diagnosis Related Groups” (DRGs) como ferramenta na gestão da qualidade”, com Tânia Grillo, diretora do IAG Saúde; e O autocuidado apoiado e o cuidado familiar, com Raquel Souza Azevedo, enfermeira gerontóloga do Hospital das Clínicas da UFMG.

Clique aqui para conferir a programação completa

O I Congresso Internacional de Atenção Integral à Saúde da FSFX – Usifamília marcará ainda o lançamento do livro Usifamília: um modelo inovador de atenção integral na saúde suplementar, em comemoração aos 2 anos de lançamento da unidade.

 

Modelo diferenciado

Um dos diferenciais do Usifamília é a realização dos atendimentos dos pacientes por uma mesma equipe em um mesmo lugar. “Isso educa o beneficiário, evitando a busca desenfreada por especialistas diferentes, por conta própria – e muitas vezes errada – a cada vez que não se sentir bem. A proposta é trazer o paciente para o centro das atenções, permitindo o resgate de princípios e valores essenciais para uma adequada abordagem assistencial a partir de protocolos e diretrizes clínicas, realizando uma melhor gestão das doenças crônicas”, explica Adseu Álvares de Andrade, superintendente de Planos de Saúde da FSFX.

“O modelo de Atenção Integral proposto pela Fundação São Francisco Xavier é extremamente importante para superarmos os desafios e as limitações do modelo vigente. Nosso compromisso com o Usifamília é torná-lo a porta de entrada mais importante para os beneficiários da operadora, capaz de orientá-los dentro do nosso sistema de saúde no caminho do atendimento seguro, de qualidade e com resolutividade para as suas necessidades de saúde”, resume Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.