O Programa Usifamília chega a Santos

//O Programa Usifamília chega a Santos

O Programa Usifamília, que tem transformado a vida de milhares de idosos do Vale do Aço, chegou em Santos-SP. A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e a operadora de planos Usisaúde estão oferecendo aos beneficiários com mais de 60 anos, o novo serviço – voltado para o cuidado com a saúde, baseada no modelo conhecido internacionalmente como Atenção Primária – por meio do plano de saúde Essencial II.

O Essencial II é um plano completo, com cobertura para consultas, exames, internações clínicas e cirúrgicas, CTI, UTI (Neonatal e Adulto), tratamentos ambulatoriais e partos, conforme o Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e com atendimento nacional em urgência e emergência pelo convênio com a Rede Abramge e a Rede Filantrópica. Com um preço mais baixo que outros planos de mercado, o Essencial II conta com uma metodologia que valoriza a relação médico-paciente e ações de prevenção e promoção da saúde por meio do Usifamília.

O Usifamília permite atendimentos dos pacientes por uma mesma equipe em um mesmo lugar, possibilitando maior espaço para o diálogo. Outra vantagem está na prevenção quanto ao uso exagerado de remédios, problema que tem elevado a taxa de mortalidade entre idosos. O programa foi inspirado no modelo de atenção primária de Cambridge Health Alliance (CHA), de Boston (EUA), na qual, os beneficiários são convidados para os atendimentos por telefone pela própria equipe multiprofissional.

“A Atenção primária à saúde visa à prevenção de doenças, o diagnóstico precoce e, tratamento de patologias identificadas, para evitar complicações e intervenções desnecessárias. O serviço de Atenção Primária já é referência para os nossos beneficiários em outras regiões. Ele oferece acesso facilitado e profissionais altamente qualificados para prestar essa assistência. Nossos beneficiários em Santos passam, agora, a ter uma equipe de saúde de referência que irá acompanhá-los sempre que necessário”, explica a gerente de Promoção da Saúde da Usisaúde, Fernanda Ferreira Monteiro de Souza.

A equipe do Usifamília é composta por médicos, enfermeiros e profissionais de apoio, como recepcionistas e administrativos. Cada profissional possui papéis bem definidos dentro da equipe, ao mesmo tempo em que compartilham responsabilidades comuns junto aos pacientes, garantindo uma linha de cuidado coordenada, integrada e focada na prevenção de doenças do paciente, envolvendo a família no consultório. Se tratando da saúde do Idoso, o Usifamília busca compreender o contexto social em que está inserido, além de capacidade cognitiva e realização das atividades básicas.

O beneficiário Usisaúde de Santos, Josias Dias Neris, conta sua satisfação com Usifamília. “O atendimento e cuidado de toda a equipe, desde a recepção até os médicos é muito gratificante. Temos que cuidar da saúde e com o programa estou tranquilo, pois a médica me orientou, pediu exames necessários e passou a medicação correta. Seguindo esse método de centralizar meus cuidados em um só médico acho que vai facilitar e muito pra mim”, conta.

Para ter o benefício Usifamília é preciso aderir ao plano Essencial II. A unidade do Usifamília de Santos está localizada na: Rua Evaristo da Veiga, 65 Campo Grande – Santos/SP – dentro da ABRACO – (Associação Beneficente e Representativa dos Aposentados – COSIPA).