Atualização sobre funcionamento de unidades

Publicado em 08/07/2020

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, as unidades da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação, têm adotado uma série de ações com o objetivo de prevenir e combater a propagação da COVID-19. Com o crescimento no número de casos suspeitos e confirmados, a FSFX tem implementado medidas com o intuito de minimizar a exposição das pessoas, preservar a saúde dos familiares e da população de forma geral.

Veja como ficam os novos horários e fluxos de atendimento das nossas unidades.

 

HOSPITAL MÁRCIO CUNHA

  • Cirurgias Eletivas: Estão suspensas por tempo indeterminado, desde o dia 28/05, todas as cirurgias eletivas agendadas nas unidades I e II do HMC. Serão realizadas apenas as cirurgias eletivas oncológicas e os procedimentos cirúrgicos de Urgência e Emergência nas unidades de bloco cirúrgico do HMC, sendo que os casos serão avaliados de forma criteriosa.
  • Consultas eletivas: As consultas ambulatoriais e exames eletivos foram paralisados desde o dia 01/06, também sem previsão de serem retomados. Serão mantidas apenas consultas de pré-natal realizadas no HMC I, consultas no ambulatório de ortopedia realizadas no HMC II e consultas oncológicas na Unidade de Oncologia e no HMC II.
  • Foi ampliada a oferta das coletas domiciliares. Disponibilizado também o serviço de coleta de exames laboratoriais (com oferta também do o teste sorológico IgG e IgM para COVID-19 – teste rápido – para atendimentos particulares) no drive thru na unidade II do HMC, de Segunda a Sexta-feira: das 7h30 às 16h45 e aos Sábados: das 7h às 11h.
  • Central de Entrega de Resultados, localizada no Bom Retiro, terá horário de funcionamento diferenciado, das 7h às 13h de segunda a sexta-feira.
  • As unidades descentralizadas mantém atendimento com demandas reduzidas mediante agendamento.
  • unidade de Oncologia do HMC mantém os serviços de quimioterapia e radioterapia.


CENTRO DE ODONTOLOGIA INTEGRADA

  • O Centro de Odontologia Integrada (COI) mantém atendimentos das urgências e os atendimentos ambulatoriais estão reduzidos.


HOSPITAL MUNICIPAL CARLOS CHAGAS

O Hospital Municipal Carlos Chagas, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, em decisão acordada com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabira, vem realizando alguns atendimentos ambulatoriais e eletivos com adaptações e restrições de agenda. As ações tomadas pela FSFX e Prefeitura são para minimizar as consequências da pandemia do novo Coronavírus.


HOSPITAL DE CUBATÃO

O Hospital de Cubatão, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, informa que mantém com a suspensão temporária, desde o dia 23 de março, de todos os procedimentos eletivos realizados na unidade. A decisão acordada com a Secretaria Municipal de Saúde de paralização dos serviços ambulatoriais, dentre eles consultas, exames e cirurgias eletivas está alinhada às ações tomadas pela FSFX e Prefeitura para minimizar as consequências da pandemia do novo Coronavírus.

  • Cirurgias Eletivas: Suspensos temporariamente todos os agendamentos, exceto cirurgias de urgência e emergência, de pacientes internados ou eletivas oncológicas.
  • Consultas Ambulatoriais: Suspensos temporariamente todos os agendamentos, exceto as agendas em Oncologia, Nefrologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço para pacientes do Complexo Hospitalar.
  • Exames de Diagnóstico por Imagem: Suspensos temporariamente todos os agendamentos, exceto os exames de urgência e emergência ou dos grupos prioritários.
  • Exames Laboratoriais Eletivos: Suspensos temporariamente todos os agendamentos.


USIFAMÍLIA

O funcionamento das unidades continua normal, com prioridade para os casos agudos e sintomáticos de COVID-19. Estamos recomendando o cancelamento de consultas de rotina de forma presencial para evitar exposição e aglomerações e estamos disponibilizando a Teleconsulta para esses atendimentos.

 

Canal de contato para informações sobre o Coronavírus, com o atendimento feito por profissionais da saúde:

  • Para clientes das empresas Usiminas e FSFX: 0800 283 0040 (WhatsApp) e disponibilizamos Teleconsultas.
  • Para clientes de outros planos Usisaúde: 0800 772 8999 (Ligação gratuita).
  • Os pacientes sintomáticos receberão contato telefônico da equipe, a cada dois dias, para avaliação dos sintomas e conforme critérios médicos poderão receber visita domiciliar.
  • Monitoramento telefônico de pacientes com doença crônica.

Horários de funcionamento:

BAIXADA SANTISTA

Unidade Campo Grande: Segunda a Sexta: das 8h às 17h.

Unidade Ana Costa: Quarta-feira das 8h às 20h – Segunda, Terça, Quinta e Sexta, das 8h às 17h.

Usifamília Cubatão: Os atendimentos foram remanejados para as unidades de Santos.

 

MINAS GERAIS

Unidade de Belo Horizonte: Segunda a Sexta, das 8h às 18h.

Unidade Bom Retiro – Ipatinga: Segunda a Sexta: das 7h30 às 22h e Sábado: das 9h às 18h.

Unidades Usifamília do bairro Canaã, em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo: Segunda a Sexta: das 7h30 às 20h e Sábado: das 7h30 às 12h.


LOJAS E CENTRO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

A loja Usisaúde Timóteo (bairro Funcionários) está com o atendimento presencial de segunda a sexta-feira das 10h às 16h e a loja de Ipatinga (Centro) está aberta na segunda, quarta e sexta das 10h às 16h seguindo a diretriz do comércio do município.

As lojas e Centros de Atendimento ao Cliente localizados em: Ipatinga (HMC), Itabira, João Monlevade, Belo Horizonte e Santos continuam funcionando normalmente. Já em Itaúna o atendimento está sendo realizado por e-mail (usisaude-recbh@usiminas.com) e WhatsApp (37) 3242-1390.

Reforçamos que os serviços de atendimento ao cliente e vendas de planos de saúde podem ser solicitados pelo 0800 283 0040.


VITA

UNIDADE BOM RETIRO

  • A equipe administrativa está reduzida e em escala de revezamento para atendimento, caso necessário urgência, entrar em contato pelos números:

(31) 98422-7611 (Demais contratos)

(31) 98425-5012 (Contrato Usiminas)

(31) 98431-0462 (Assistência ao cliente)

  • O horário de funcionamento da unidade será das 7h às 21h – agenda noturna apenas exame clínico.
  • As agendas estarão com atendimentos reduzidos para exames admissionais, demissionais e retorno ao trabalho. Os periódicos, mudança de função e atendimentos com especialistas das empresas de contrato Usiminas estão suspensos. Os demais permanecerão conforme disponibilidade de agenda.
  • Os atestados médicos serão recolhidos na recepção da unidade. Não havendo necessidade de senha.

UNIDADE TIMÓTEO

  • A equipe administrativa estará em atendimento, caso necessário urgência, entrar em contato pelo número: (31) 98414-9308 e (31) 98431-0462 (Assistência ao cliente).
  • O horário de funcionamento da unidade será das 7h às 17h.
  • As agendas estarão com atendimentos reduzidos para exames admissionais, demissionais e retorno ao trabalho. Os periódicos, mudança de função e atendimentos com especialistas das empresas de contrato Usiminas estão suspensos. Os demais permanecerão conforme disponibilidade de agenda.
  • Os atestados médicos serão apenas recolhidos pela equipe de saúde ocupacional da unidade. Não havendo necessidade de senha.


FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SÃO FRANCISCO XAVIER

A Fundação Eduacional São Francisco Xavier mantém suspensas as aulas presenciais do Baby Care, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Cursos Técnicos e Faculdade.

Alinhada às determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e das recomendações dos órgãos educacionais de Minas Gerais e da União, desde 1º de abril, a FESFX retomou as atividades on-line, por meio de aulas mediadas por tecnologias.

As atividades administrativas pedagógicas estão com funcionamento especial:

  • CSFX Cariru (Ensino Regular, Baby Care e Faculdade): das 8h às 11h e das 13h às 18h
  • CSFX Horto (Cursos Técnicos): das 10h às 18h
  • Baby Care: a unidade mantém fechada. O atendimento está sendo feito pela equipe do CSFX Cariru.

A Fundação São Francisco Xavier ressalta que está preparada, com equipes orientadas e altamente capacitadas que seguem com responsabilidade todos os protocolos estabelecidos para a situação, conforme orientação do Ministério da Saúde. A Instituição reforça a importância das pessoas ficarem em casa, na medida do possível.

Continua suspensa, por tempo indeterminado, a presença de acompanhantes em todas as unidades da FSFX. A restrição não se aplica aos casos previstos em lei. Nesse momento, é essencial o cumprimento de todas as orientações para evitar aglomerações, e garantir segurança aos pacientes e colaboradores. Os Hospitais Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, o Carlos Chagas (HMCC), em Itabira, e o Hospital de Cubatão (HC) mantém suspensas, por tempo indeterminado, também as visitas aos enfermos. A medida preventiva tem o objetivo de minimizar a exposição dos pacientes ao Coronavírus.

Em caso de dúvidas ligue para as nossas Centrais de Atendimento:

  • Hospital Municipal Carlos Chagas (31) 3067-2621
  • Hospital Márcio Cunha (31) 3829 9000
  • Hospital de Cubatão (13) 3388-4907

Sabemos que o momento é de preocupação. Mas, para evitarmos a maior propagação do Coronavírus e garantirmos o atendimento médico a quem precisa, fique atento a algumas orientações:

  • Obedecendo recomendações e protocolos da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, fica determinado que só poderão entrar em TODAS as unidades da Fundação São Francisco Xavier, as pessoas que estiverem utilizando máscara.
  • A FSFX criou o Alô Usisaúde para clientes da Operadora. O canal é exclusivo para esclarecer dúvidas de saúde e sobre o Coronavírus. Caso seja beneficiário da Usisaúde e perceba sintomas como: tosse seca, dor de garganta, congestão nasal, dor no corpo, coriza e febre, entre em contato pelo telefone 0800 772 8999, diariamente, 24 horas por dia.
  • Idosos ou pessoas do grupo de risco do Coronavírus devem comparecer as unidades somente em casos de necessidade de atendimento próprio.

Av. Kiyoshi Tsunawaki, 41, Bairro das Águas, Ipatinga, Minas Gerais, CEP 35160-158

Serviços de Orientação ao Cliente

31 3829-9000

Fale Conosco