CSFX conquista medalha de ouro na Olímpiada Nacional em História do Brasil

Publicado em 14/09/2021


Estudantes do Colégio São Francisco Xavier, em Ipatinga-MG conquistaram medalhas de ouro na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Devido à pandemia, a cerimônia de premiação foi realizada ontem (12/09), de forma virtual.

No total, 90 grupos receberam medalhas, sendo 20 de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. A final contou com 414 equipes de 99 cidades de todos os estados. Eles participaram de seis fases on-line da competição, além da final onde realizaram uma prova dissertativa também de forma virtual.

Segundo a estudante Ana Júlia Dornelas – integrante da equipe “Guilhotinadas”, que conquistou a medalha de ouro, participar da ONHB é uma experiência incrível. “O trajeto que a gente percorre, desde a primeira fase até a final, aborda narrativas de relevância extraordinária na história do nosso país, e aprender sobre essas coisas é muito prazeroso. Valeu a pena cada questão resolvida e cada fase que completamos. Ser agraciada com uma medalha de ouro em uma olimpíada da dimensão e da relevância da ONHB é surreal, foi difícil acreditar quando os resultados saíram, fiquei sem palavras. Ver nosso esforço ser reconhecido é uma sensação incrível, mas nada disso teria se concretizado se não fosse pelo excelente time de professores que nos ajudou desde o início”, disse.


Preparação para a vida

De acordo com a Superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier, Solange Liége Santos Prado, as olimpíadas de conhecimento ou científicas são competições que acontecem em nível nacional e internacional e visam medir e premiar o conhecimento de estudantes desde o Ensino Fundamental até o início do Ensino Superior. “Ganhar “OURO” na ONHB, mais do que a premiação, o legado dessa oportunidade está na preparação para a vida. Ao decidir participar de disputas do tipo, os alunos passam a se dedicar com mais afinco a determinado assunto, a se aproximarem de uma rotina de teste de concurso, a ter disciplina, organização, foco e, ainda, a desenvolver novas habilidades. Por isso, incentivar a participação em olimpíadas é pensar no futuro dos alunos e incentivá-los a valorizar o meio científico e identificar talentos nas mais diversas áreas do conhecimento. Mas, este também é um importante caminho para o ingresso nas universidades”, destaca.

A Superintendente ainda completa: “além do próprio aprendizado inerente à preparação, a conquista da medalha é um empurrão no futuro acadêmico e profissional”, disse.

Neste ano, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil equipes formadas por alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. A competição teve início em maio com a realização de seis fases on-line em que os participantes responderam a questões de múltipla escolha e realizaram tarefas.

Av. Kiyoshi Tsunawaki, 41, Bairro das Águas, Ipatinga, Minas Gerais, CEP 35160-158

Serviços de Orientação ao Cliente

31 3829-9000

Fale Conosco