Uma enfermagem para liderar

Publicado em 12/05/2021

Fundação São Francisco Xavier e Fundação Educacional São Francisco Xavier celebram a Semana da Enfermagem


Em época de umas maiores crises sanitárias decorrentes da pandemia do coronavírus, o profissional da enfermagem tem assumido o protagonismo no cuidado e proteção à saúde da população mundial e vivido momentos desafiadores. Para reforçar a importância desses profissionais, entre os dias 12 a 20 de maio, em todos os hospitais administrados pela Fundação São Francisco Xavier – FSFX: em Minas Gerais, o Hospital Márcio Cunha – unidades 1 e 2, em Ipatinga, Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo, o Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira e, na baixada santista, em São Paulo, o Hospital de Cubatão, é celebrada a Semana da Enfermagem.

Tradicionalmente, a promoção da Semana acontece em comemoração ao Dia do Enfermeiro (12 de maio) e Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20 de maio). O tema desta edição na FSFX é “Uma enfermagem para liderar: o protagonismo na área da saúde”. A programação conta com o apoio da Fundação Educacional São Francisco Xavier – FESFX.

O Diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Mauro Oscar Soares de Souza Lima destaca a importância da valorização e reconhecimento desses profissionais. “Em um momento tão desafiador e, ao mesmo tempo tão importante para a saúde mundial, entendemos que é preciso valorizar e reconhecer cada vez mais os nossos profissionais de enfermagem, que acordam todos os dias com a difícil e recompensadora missão de cuidar. Nós da Fundação São Francisco Xavier, temos orgulho dos nossos profissionais tão dedicados e apaixonados pelo que fazem”, disse.

Para celebrar, além de ações internas, foram produzidos uma série de vídeos que abordam os assuntos: valorização dos profissionais da enfermagem, saúde mental dos profissionais frente ao cenário da pandemia, aspectos comportamentais e o novo processo de liderar na enfermagem. Os vídeos serão divulgados durante a semana em todas as redes sociais da FSFX e FESX. Além desta ação, será feito um episódio exclusivo de podcast sobre o tema e haverá um almoço e jantar especial para as equipes dos hospitais.

Para a enfermeira da Fundação São Francisco Xavier, Luciana Rodrigues Santos Coutto, ser enfermeira é trabalhar com amor na arte de cuidar. “Nos últimos meses já li e ouvi vários adjetivos que perdi a conta: anjos, coração de ouro, ombro amigo… Somos aqueles que fazem além da técnica, pois fazemos com amor.  A saúde e a recuperação do próximo sanam as nossas dores. O brilho no olhar e um sorriso sincero valem muito. Motivamos sem motivo, confiantes no amanhã. Somos enfermeiros com muito orgulho”.

Av. Kiyoshi Tsunawaki, 41, Bairro das Águas, Ipatinga, Minas Gerais, CEP 35160-158

Serviços de Orientação ao Cliente

31 3829-9000

Fale Conosco