Gengivite é o primeiro estágio de inflamação das gengivas e é causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Nesse estágio, as gengivas ficam avermelhadas, inchadas e sensíveis (com sangramento fácil). Não há mobilidade dental, e o osso e as fibras de suporte estão ainda sem danos.
Depois que as bactérias penetram entre os dentes e a gengiva, espaços profundos podem se formar bolsas inflamatórias. A placa bacteriana aprofunda-se e endurece ainda mais formando mais tártaro. Juntos, a placa e o tártaro deslocam as gengivas, deixando-as cada vez mais inflamadas e retraídas. O dente pode ficar abalado e, a longo prazo, pode ocorrer a periodontite e a consequente perda do dente.
A periodontite, estágio posterior à gengivite, é provocada por má higiene bucal, que permite o aumento na formação de placa e tártaro subgengival.
Características:
É tratada por uma boa higiene bucal e tratamento profissional.
Os principais sintomas são:
Escovação
Use sempre uma escova macia posicionando-a em um ângulo que permita atuar levemente na junção dos dentes e gengivas, removendo a placa bacteriana.
Use fio dental regularmente
Ele remove a placa bacteriana das superfícies laterais dos dentes e abaixo da linha da gengiva, onde as cerdas das escovas não alcançam.
Problemas gengivais são mais comuns em adultos
Nos adultos os problemas com cáries diminuem consideravelmente, porém aumenta a incidência de doenças gengivais, causa mais comum de perda de dentes posteriores.
Uma boca bem limpa espalha saúde pelos órgãos
A gengivite é o alarme de perigos maiores
Rua Jequitibá, 240 - Bairro Horto CEP 35160-306 - Ipatinga - MG
Tem alguma pergunta?
odontologia@fsfx.com.brServiço de orientação ao cliente
(31) 3829-9750