Enfermagem e controle social: parceria que fortalece o SUS

O Coren-MG sediou, quarta-feira (08/08/18), o lançamento do 1º Seminário Estadual da Força de Trabalho da Enfermagem no Sistema Único de Saúde do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG). O evento contou com diversas autoridades e profissionais de Enfermagem de todas as categorias que compõem a força de trabalho no SUS.

O CES-MG, em conjunto com as entidades da Enfermagem que possuem representação no controle social no Conselho de Saúde do Estado de Minas Gerais (Coren-MG, ABEn, Sind-Saúde, SEEMG e SINTSPREV), promoverá 14 seminários para debater com a sociedade mineira a conjuntura e as necessidades da Enfermagem no cotidiano da prática profissional para promover o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e indicar políticas públicas efetivas na promoção da qualidade do trabalho e da assistência direcionada aos usuários.

Os seminários contribuirão para levantar os conhecimentos, saberes e práticas profissionais das categorias no desenvolvimento e validação das ações de saúde direcionadas à população assistida, e de entender a dinâmica do processo saúde-doença que direcionarão as políticas públicas de saúde no Estado de Minas Gerais.

O vice-presidente do CES-MG, Sr. Ederson da Silva, ressaltou o papel dos profissionais de Enfermagem na defesa da cidadania e dos direitos à saúde da sociedade brasileira, e pontuou a parceria e a responsabilidade dos agentes públicos na manutenção de práticas que garantam esses direitos.

Nesta perspectiva, a Presidente do Coren-MG, Dra. Carla Prado Silva, enfatizou que o seminário surge entrelaçado com a proposta da atual gestão do Coren-MG que sem dúvida contribuirá para o processo democrático da atuação das entidades da Enfermagem em Minas Gerais.

O Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais conclama toda a categoria para participar ativamente dos debates, pois o futuro depende de nossas atitudes.