COMPARTILHE

Pesquisa e Iniciação Científica

A Iniciação Científica é um instrumento básico de formação, que permite inserir os discentes, potencialmente promissores, na pesquisa científica, proporcionando ao aluno desde início de suas atividades com a área escolhida o contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.

Nessa perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno.

A atividade de pesquisa possibilita a formação de uma postura investigativa, fundamentada no conceito de pesquisa como princípio educativo. A produção científica possibilita ao aluno o embasamento teórico para pesquisar com autonomia no seu cotidiano de trabalho. Projetos de intervenção social serão desenvolvidos em convênio com várias instituições, proporcionando ao aluno a aplicação do conhecimento em situações práticas, junto à comunidade, em questões escolares e sociais.

A Faculdade São Francisco Xavier acredita que a iniciação científica incita o professor a se tornar um pesquisador produtivo, aumentando a produção científica na instituição e estimulando o envolvimento de outros professores na atividade de formação. Também contribui na preparação dos alunos para a pós-graduação, desperta a vocação científica, proporciona a aprendizagem de técnicas e métodos, estimula o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Na organização didático-pedagógica da instituição, o vínculo pesquisa e ensino se manifestam desde os primeiros momentos do processo formativo, na estrutura curricular, que, por intermédio da disciplina Metodologia Científica, propicia uma reflexão epistemológica sobre a construção organizada do pensamento científico nos campos do saber pertinentes a cada curso.

O Programa de Iniciação Científica da FacSFX será estruturado, envolvendo um processo de discussão com a comunidade acadêmica, de modo que as diretrizes e linhas de pesquisa sejam o resultado do comprometimento de todos num processo de gestão compartilhada.

O apoio e incentivo à pesquisa e à sua implementação dar-se-á mediante a adoção de procedimentos, como:

  • Implantação de grupos de estudo e de núcleos de pesquisa.
  • Promoção de congressos e simpósios destinados ao debate de temas científicos.
  • Criação de mecanismos de avaliação e divulgação da produção científica realizada na instituição.
  • Disponibilização de recursos tecnológicos e de acervo bibliográfico atualizado.
  • Realização de convênios com instituições vinculadas à pesquisa.
  • Auxílio para projetos específicos.
  • Incentivo à formação pós-graduada stricto sensu do corpo docente.

O Núcleo de Pesquisa da FacSFX estabelece uma complementação das atividades acadêmicas, proporcionando apoio ao corpo docente e pesquisadores, promovendo o elo com instituições governamentais e particulares para o desenvolvimento de Projetos de Pesquisas.

Também merece ser destacado o Comitê de Ética e Pesquisa Institucional (CEP), já instituído no Hospital Marcio Cunha. O seu objetivo é garantir a proteção ética dos pacientes que estejam participando de projetos de pesquisa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

/ TODAS AS NOTÍCIAS >