FSFX recomenda o cancelamento de procedimentos eletivos

A Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas, recomenda a todos os pacientes que busquem adiar a realização de exames de rotinas, consultas e cirurgias não urgentes. A medida visa preservar o atendimento para os casos de urgência e emergência e como forma de minimizar a exposição das pessoas e preservar a saúde de familiares e da população de forma geral.

Os hospitais Márcio Cunha e de Cubatão suspenderam, parcialmente, os atendimentos dos ambulatórios por tempo indeterminado. As unidades, assim como o Hospital Carlos Cargas em Itabira, continuam realizando os procedimentos urgentes e estão dando foco nos atendimentos voltados para o Coronavírus. 

No Hospital Márcio Cunha estão mantidas consultas ambulatoriais apenas para clínica médica, cardiologia, pneumologia, ginecologia, nefrologia, oftalmologia, psiquiatria e pediatria.

Também no HMC, nas áreas de Laboratório, Hemoterapia (doação de sangue), Centro de Diagnóstico por Imagem e nas unidades descentralizadas do Vale do Aço só irão atender com agendamentos prévios.

Na unidade de Oncologia do HMC estão mantidos os serviços de quimioterapia e radioterapia.

O Centro de Odontologia Integrada (COI) mantém atendimento apenas para as urgências. As pessoas que têm algum procedimento agendado que possa ser adiado, devem desmarcar. O cancelamento pode ser feito ligando diretamente para o COI. Vale destacar que é necessário ligar para cancelar a sua consulta para que não haja cobrança.

Desde a divulgação dos primeiros casos de Coronavírus, a FSFX vem adotando uma série de estratégias e ações para prevenir e minimizar a expansão da doença nas regiões onde atua.

Na última semana, a Fundação divulgou a suspensão temporária de visitas nas unidades hospitalares, além do cancelamento de eventos, treinamentos presenciais, reuniões e atividades organizadas pela Instituição que estavam previstas para os próximos dois meses, podendo ser prorrogado por mais dois meses.

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também do governo federal, a FSFX tem reforçado junto aos seus diversos públicos quanto à necessidade de etiqueta de higienização, orientado o cancelamento de viagens nacionais e internacionais, além da divulgação de medidas importantes, como evitar a aglomeração de pessoas, uma das recomendações de prevenção do combate ao Coronavírus.

A Fundação São Francisco Xavier ressalta que está preparada, com equipes orientadas e segue todos os protocolos estabelecidos para a situação, conforme orientação do Ministério da Saúde. Todos os colaboradores das áreas de apoio, da parte assistencial e de transporte passaram por treinamentos específicos. As férias de toda equipe assistencial dos Hospitais foram adiadas para garantirmos um reforço no atendimento das unidades hospitalares.

Foi implantado um protocolo específico de higienização das áreas comuns e de grande fluxo (catracas, elevadores, refeitórios, entre outras), e protocolo de triagem para casos suspeitos, no Pronto-socorro e nas unidades hospitalares, que tiveram ainda a adaptação de uma área exclusiva para isolamento que chamamos de “gripário”.

A FSFX e a Usiminas têm feito esforço adicional para se antevir diante de possíveis necessidades que saem da rotina normal dos hospitais, e, adquiriu novos equipamentos e kits necessários para o diagnóstico e acompanhamento de casos suspeitos além de outros materiais necessários ao tratamento do COVID-19.

Outras medidas adotadas pela Fundação com o intuito de preservar o público diante da pandemia que preocupa todo o mundo são:

– Reforço junto à comunidade da importância do cancelamento de cirurgias, consultas de rotina, exames eletivos e atendimentos odontológicos;

– Implantação do home office para parte da área administrativa a partir de quarta-feira (18/03);

– Auditoria nos prestadores de serviço com foco em protocolo de higienização;

– Adiamento dos exames periódicos;

– Orientação das empresas de transportes terceirizados (deslocamento com vidros abertos, higienização constante e a cada troca de passageiros, uso de máscaras em casos de transporte de suspeitos).

A Fundação São Francisco Xavier e sua Instituidora, a Usiminas, reforçam a importância das pessoas ficarem em casa, na medida do possível. Esse é um momento de mantermos a calma e seguir as recomendações de segurança. As medidas adotadas visam minimizar a disseminação do Coronavírus.

A Fundação Educacional São Francisco Xavier suspendeu as aulas, a partir de hoje, 17, para garantir a segurança dos alunos, colaboradores e familiares.   E estará realizando a Live “Covid-19 – um olhar multidisciplinar de especialistas da área de educação e saúde” – 17/03, terça-feira, 18h30. Participe pelo nosso Instagram @csfxoficial .    

ATENDIMENTO À IMPRENSA

CUIDADOS GERAIS PARA A PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS

  • Frequente higienização das mãos;
  • Mantenha os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);
  • Cubra nariz e boca com a parte de dentro do cotovelo quando tossir ou espirrar;
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal, lavando as mãos após;
  • Cubra nariz e boca com lenço de papel quando espirrar ou tossir, jogue os lenços no lixo e higienize as mãos após;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca;
  • Evite locais com aglomeração e fechados;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal;
  • Evite beijos e cumprimentos com as mãos;
  • Evite locais com aglomeração de pessoas;
  • Reavalie viagens a passeio com seus familiares em função da pandemia – quando possível cancele deslocamentos;
  • Tenha atenção especial na higienização de objetos pessoais como celulares, computadores, bolsas, mochilas, óculos, canetas, cadernos. Use sua própria garrafinha de água e copo de café individual.
  • Não compartilhe objetos.
  • Muito cuidado ao tocar superfícies em qualquer local.
  • Redobre a atenção com a higienização, e lave as mãos com água e sabão após utilizar equipamentos que exijam toques em superfícies, como bebedouros, catracas, controles remotos, mesas etc. Mantenha seus locais bem limpos.
  • Evite andar em carros com vidros fechados.