Covid-19: Hospital de Cubatão suspende procedimentos eletivos por 30 dias

Em razão do novo cenário da pandemia, após reunião nesta quinta-feira (dia 4), o Comitê Estratégico Municipal COVID-19 definiu restringir a realização de cirurgias e exames eletivos em Cubatão a partir do próximo dia 8, com duração de 30 dias.
Somente serão realizadas cirurgias de urgência e emergência, de pacientes internados ou eletivas oncológicas.
Consultas ambulatoriais das especialidades cirúrgicas também não acontecerão durante o período de 30 dias (de 08/03 a 07/04). Serão mantidas apenas especialidades clínicas e as agendas em Oncologia, Urologia, Nefrologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço para pacientes do Complexo Hospitalar.
As agendas ambulatoriais com maior volume de pacientes, e que possam gerar aglomerações, serão reduzidas. Assim, caso exista algum cancelamento, o paciente será comunicado previamente.
Ainda foram suspensos, durante o mesmo período, os exames de Endoscopia e Colonoscopia e, somente serão realizados em caráter de urgência e emergência, de pacientes internados ou eletivas oncológicas.
Exames de Diagnóstico por Imagem e Laboratoriais (Ambulatorial, Eletivos e de Urgência e Emergência) serão mantidos em sua normalidade.
Cabe destacar que, para todos os atendimentos mantidos, deverão ser respeitadas as recomendações do Ministério da Saúde:
Uso de máscara ao longo de toda a permanência na Unidade Hospitalar.
Lavagem das mãos e utilização do álcool em gel disponível em diversos pontos estratégicos do Hospital de Cubatão.
Distanciamento social, evitando aglomerações.
Além do maior intervalo entre os atendimentos, já adotado pela equipe do HC.



Dados da Secretaria de Saúde de Cubatão (SMS)

Segundo dados desta quinta-feira (04/03) o município tem 10.718 casos confirmados da Covid-19. Atualmente são 240 notificações suspeitas do novo Coronavírus, investigadas e com acompanhamento da Vigilância Epidemiológica. Outros 11.249 casos foram descartados e 10.400 pessoas estão recuperadas (fim do isolamento social ou alta hospitalar).
Mortes – A SMS registrou 285 óbitos confirmados de residentes desde o início da pandemia. A Secretaria investiga ainda 5 mortes suspeitas de terem sido causadas pela covid-19. Até o momento 43 óbitos foram descartados após teste do novo Coronavírus.