Sobre

O Hospital Modelo de Cubatão foi inaugurado em 9 de abril de 1997, aniversário da cidade. Em 2001, através da Lei 2.693, o hospital passou a ser chamado de Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, em homenagem póstuma ao ex-prefeito da cidade, e que também atuou como médico por vários anos.
O projeto do Hospital foi feito por Jarbas Karman, o mesmo arquiteto que construiu o Hospital Albert Einstein, um dos hospitais mais modernos do país. Com mais de 15 mil m² de área construída, o Hospital tem capacidade para até 250 leitos.

Em dezembro de 2017, a Fundação São Francisco Xavier assumiu a gestão do Hospital de Cubatão e graças à parceria de sucesso firmada com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, a população passou a contar novamente com a unidade hospitalar.

Antes da reabertura, a FSFX realizou de imediato o trabalho de adequação sanitária, adaptações e reformas necessárias para iniciar o atendimento ao público. A FSFX proporcionou à unidade uma estrutura adequada, equipamentos de ponta, segurança assistencial, novos padrões de qualidade, com foco na humanização, no cuidado e na evolução dos processos implantados no hospital.

Com 125 leitos, sendo 75 para atendimento ao SUS e 50 leitos para convênios, o HC conta com 28 especialidades médicas. O hospital atua nas áreas de Internação materno-infantil e adulto; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, pediátrica e adulto; cirurgia geral e ortopédica, procedimentos de média complexidade, urgência e emergência em obstetrícia, maternidade e apoio ao diagnóstico. Além de uma série de outros atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Para isso, a unidade conta com mais de 500 colaboradores, 130 médicos e equipes multidisciplinares.

Outro grande projeto da FSFX na Baixada Santista é a implantação do Centro de Alta Complexidade, o anexo Hospitalar. A inclusão do prédio do teatro ao complexo hospitalar possibilitará espaço físico, que aliado ao investimento financeiro e experiência da Fundação São Francisco Xavier, tornará possível a implantação de serviços de alta complexidade. Cerca de 1.525 m² do antigo teatro de Cubatão foram reformados pela FSFX e o anexo hospitalar ofertará os serviços de oncologia, hemodiálise e oxigenoterapia.

Certificação ONA
A excelência na prestação de serviços oferecida pelo Hospital de Cubatão (HC) foi atestada pelos auditores da Det Norske Veritas (DNV) junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA), com a conquista da Acreditação – nível 1.

Certificado UTI
Recebemos o certificado “Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho” da AMIB, Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Certificado Hospital Amigo da Criança
O Hospital de Cubatão mantém o Certificado “Hospital Amigo da Criança”, um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno e respeita critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto.

Programa de Residência Médica
Um projeto de destaque do Hospital de Cubatão é o Programa de Residência Médica, aprovado pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura para as especialidades: Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica e Cirurgia Geral. A formação de médicos especialistas auxilia na fixação de novos profissionais para a cidade.

Como chegar