Centro Obstétrico

Além dos partos normais e cesáreos, o Centro Obstétrico atende também a gestante com complicações na gravidez e curetagem. Por isso, o Centro Obstétrico realiza o acolhimento com classificação de risco, atendendo a todos os casos com prioridade para os mais urgentes.

Os cuidados com as futuras mamães se intensificam nos momentos que antecedem o parto, nas salas de pré-parto do Centro Obstétrico. Além da presença de um acompanhante de sua escolha, a gestante conta com a presença da enfermeira assistencial com especialização em Obstetrícia, que contribui diretamente na assertividade e na segurança do parto, detectando possíveis complicações de forma precoce. A conduta passada por esse profissional direcionará o trabalho da equipe de técnicos de enfermagem dando suporte físico e emocional.

O Centro Obstétrico, além de contar com médicos obstetras, pediatras e anestesistas e enfermeiras especialistas para realizar procedimentos obstétricos, utiliza-se também de tecnologia. O Hospital possui modernos equipamentos cirúrgicos e anestésicos, além de ultrassonografia e cardiotocógrafo, o monitor que avalia a vitalidade fetal.

PARTO NORMAL

O Hospital de Cubatão orienta e incentiva as futuras mamães sobre suas vantagens e derrubar mitos e medos do Parto Normal: a opção natural. Para a ciência, já está comprovado que o procedimento natural está associado ao menor número de complicações para a mulher, como menor risco de hemorragia e infecção, recuperação mais rápida, retorno da estética corporal em menor tempo, menos dor no pós-parto e facilidade para a descida do leite, além do contato mais rápido com o recém-nascido. Para o bebê, há ainda a maior chance de ele assumir o processo respiratório com mais rapidez, pois participa ativamente do processo. Por ser um parto fisiológico, a criança tem melhores condições de nascer bem, pois ela mesma indica o momento mais propício para o nascimento. Por isso deve ser sempre preferido, segundo os médicos.

INDICAÇÕES PARA CESÁREA

Apesar de o parto normal ser o meio mais recomendado, em algumas situações, o parto cesárea pode ser necessário. Porém, esse tipo de intervenção cirúrgica deve ser indicado pelo médico e para condições específicas, e não apenas pela conveniência da mulher. A cesariana é indicada pelo obstetra quando o parto normal não está evoluindo e em outras situações definidas pelos protocolos da instituição. Cabe ao médico especialista da paciente fazer essa indicação e avaliar a necessidade ou não da cesárea. Em caso de intercorrência e com indicação médica, o Hospital de Cubatão assegura a cesariana em tempo hábil e por uma equipe capacitada.

Outros Serviços