Hospital Municipal Carlos Chagas e Prefeitura Municipal de Itabira investem em tomógrafo para atender à comunidade

Pacientes de Itabira e região que necessitarem dos exames de tomografia, a partir de agora, contam com um moderno equipamento na unidade hospitalar


A apresentação do tomógrafo ocorreu na sexta-feira, 9 de julho. O Hospital Municipal Carlos Chagas – HMCC atende a 100% de pacientes do SUS e é referência para 13 municípios da região de Itabira.

Entre os presentes, estavam o vice-prefeito e médico Marco Antônio Gomes; a secretária municipal de Saúde, Luciana Carmem Sampaio; o diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier – FSFX, Salvador Prado Júnior; o diretor de hospitais da FSFX, Mauro Oscar Soares de Souza Lima; e a diretora técnica do HMCC, Andrea Maria de Assis Cabral.

O tomógrafo computadorizado foi adquirido pelo Município com recursos do Ministério da Saúde, e entregue ao HMCC. Ele é capaz de produzir imagens em alta resolução com mais rapidez, já que são geradas 12 imagens por segundo. Com a agilidade do exame, os pacientes ficam menos tempo expostos à radiação. Também será possível gerar imagens em três dimensões (3D). Terá capacidade de realizar até 72 exames por dia, chegando a 2.160 tomografias/mês.

As obras para adequação da sala e instalação do novo equipamento começaram em março deste ano e concluídas no mês passado. Houve troca de piso, instalação de forro e pintura; instalação de esquadrias e canaletas; execução de blindagem radiológica realizada por um físico; instalações hidrossanitárias e elétricas, sistema de climatização com controle de umidade e rede de gases medicinais.

Segundo o médico responsável pelo setor de Radiologia do HMCC, André Gustavo Bomfá Miranda, o novo aparelho é de última geração e consegue fazer qualquer tipo de exame em um tempo muito rápido: o de tórax, por exemplo, fica pronto em dez segundos. “Toda a população ganha, principalmente nesta época de pandemia, pois auxiliará na identificação da Covid-19. Também poderá ser utilizado para exames de angiotomografia, para ver se há tromboses nas artérias pulmonares ou nas demais veias do corpo. Teremos condições de trazer resultados, tanto para a população quanto para o médico trabalhar, infinitamente melhores. Não estamos falando apenas em reabilitação de pacientes e diagnósticos precisos, mas também em prevenção de doenças”, ressaltou.

“Agora, toda a comunidade de Itabira e região passa a contar com um importante equipamento para exames de imagem no Hospital Municipal Carlos. Por meio da Fundação, entregamos saúde aos pacientes. Com muita satisfação possibilitamos mais dignidade aos cidadãos desta região”, destacou o Diretor-Presidente da FSFX, salvador Prado junior.

O Diretor de Hospitais da FSFX, Dr. Mauro Oscar comentou que “a Fundação São Francisco Xavier e a Prefeitura de Itabira entregam um importante equipamento para o Hospital e, a partir de agora, oferece para toda a população a possibilidade de realização de exames tão necessários para todos. O hospital é uma construção; quem entrega os serviços são as pessoas que estão aqui e precisam de ferramentas. É uma honra para nós participarmos desde momento”, disse.

Luciana Sampaio informou que o tomógrafo será utilizado por pacientes de Itabira e de cidades da microrregião. “Este equipamento tornará mais célere a linha de cuidados instaurada no hospital. Os resultados assistenciais para os pacientes serão bem melhores e mais rápidos.”, afirmou.

Marco Antônio Gomes destacou que “estamos em uma época em que a tecnologia é importante. Há 34 anos, havia o equipamento raio-X, que hoje nem se compara a um tomógrafo que oferece muito mais recursos ao médico. O paciente também ganha na agilidade do tratamento e no diagnóstico correto. O um investimento atenderá não somente aos pacientes que estão internados, mas a população de forma geral’, destacou.