Sobre

O Hospital Municipal Carlos Chagas é um hospital geral, credenciado para atendimentos nas áreas de ambulatório, internação, UTI, maternidade, centro cirúrgico e serviços de diagnóstico, realizados 100% por meio do Sistema Único de Saúde. Para isso, contamos com uma equipe médica multidisciplinar e administrativa composta por mais de 450 colaboradores prontos para atender aos clientes.

Com 81 leitos de enfermaria, o HMCC é referência em atendimentos pelo SUS para uma população de 225 mil habitantes dos 12 municípios da microrregião de Itabira.

Em seu portfólio, estão incluídos 11 especialidades médicas: clínica médica, cirurgia, anestesiologia, cardiologia, gastroenterologia, reumatologia, hematologia, terapia intensiva, colonoscopia, radiologia, ecocardiografia, oftalmologia.

Desde maio de 2016, o Hospital Municipal Carlos Chagas é administrado pela Fundação São Francisco Xavier, entidade privada sem fins lucrativos e qualificada pela Secretaria Estadual de Saúde como Organização Social de Saúde (OSS). Ou seja, instituição com capacitada para gerenciar hospitais e equipamentos públicos com qualidade e responsabilidade.

Nossa História

Itabira, hoje, é referência em saúde para quase meio milhão de habitantes de mais de 27 municípios em sua zona de influência. Daí a grande importância do Hospital Carlos Chagas.


Construído pela Companhia Vale do Rio Doce em 1975, com a finalidade de atender aos funcionários da empresa e seus dependentes, o hospital foi doado ao município no início da década de 1990, que manteve o comodato para gestão hospitalar com a Sociedade Beneficente São Camilo por 15 anos.


Em 2008, a administração foi cedida para a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), até 2015, quando o governo municipal cumpriu decisão judicial de substituir o contrato e realizar, pela primeira vez, um processo de licitação.


A Fundação São Francisco Xavier foi a vencedora do processo, por apresentar o projeto mais eficiente de gestão dos recursos públicos para a realização de atendimentos com qualidade e segurança pelo Sistema Único de Saúde à comunidade nos próximos 10 anos. É a FSFX, reforçando o papel importante do HMCC na rede de saúde pública da cidade e valorizando seu histórico de décadas.

Conheça a FSFX

A Fundação São Francisco Xavier carrega desde sua origem, em 1969, o embrião da transformação social, da gestão com responsabilidade e da cidadania. Braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação, a Fundação mantém, em sua essência, a busca constante pela excelência na prestação de serviços, a partir de ações que extrapolam os limites do Vale do Aço.

Atualmente, possui mais de 4.900 colaboradores e é composta por seis unidades: o Hospital Municipal Carlos Chagas, o Colégio São Francisco Xavier, a operadora de planos de saúde Usisaúde, o Centro de Odontologia Integrada, o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente e, a mais recente delas, o Hospital Municipal Carlos Chagas.

Constituída como Entidade Filantrópica de direito privado, a FSFX é reconhecida pelo Ministério da Previdência e Assistência Social como uma Entidade Beneficente de Assistência Social. O reconhecimento é resultado de uma atuação comprometida há décadas com o desenvolvimento humano e a sustentabilidade nas práticas de gestão, multiplicando oportunidades de negócio com efetividade nos resultados.

Acesse o site e saiba mais: www.fsfx.com.br

Nossos Valores

Gestão com Pessoas

Estimulamos o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que acreditamos no potencial individual das pessoas e respeitamos as diferenças e as opiniões de cada um. Investimos em uma relação de compromisso recíproco, buscando sempre a segurança e humanização em todas as nossas ações.

Inovação

Melhoramos continuamente os serviços prestados, nossos processos de apoio e de gestão de forma sustentável. De maneira planejada e dinâmica, realizamos investimentos em nossos negócios e incentivamos a prática do ensino e da pesquisa.

Abertura

Agimos com verdade e transparência em nossas relações. Buscamos facilitar a comunicação entre a organização, os colaboradores, clientes e conselheiros, incentivando a prática do diálogo. Respeitamos a opinião das pessoas e as consideramos na tomada de decisões.

Respeito ao Ser Humano

Somos responsáveis em nossas atitudes e valorizamos a vida de nossos clientes e colaboradores. Mantemos uma relação acolhedora e humanizada, adotando uma postura cidadã. Repugnamos atos ilícitos em nossa organização e mantemos mecanismos de controle para evitá-los.

Sustentabilidade

Determinamos objetivos claros, com vistas ao constante crescimento da instituição no mercado, preservando nosso compromisso com as partes interessadas. Buscamos a conscientização de todos no desenvolvimento de nossas ações, preservando o meio ambiente e evitando sempre os desperdícios. Desenvolvemos também a cultura voltada para os resultados.

Ética

No desenvolvimento de nossas atividades, primamos pela honestidade, pela integridade e pelo respeito às pessoas. Temos o compromisso de manter sigilo sobre as informações, sejam elas relacionadas aos clientes, aos colaboradores ou à instituição. Consideramos, com extrema seriedade, os princípios morais e legais das pessoas e entidades com as quais nos relacionamos.

Excelência

Consideramos a disciplina e o exercício adequado da técnica como fatores primordiais para alcançarmos a excelência. Temos, como objetivo, a superação das expectativas de nossos clientes e a eficácia de nossas ações. Promovemos o feedback (retorno) para envolver as pessoas no processo de melhoria contínua dos nossos processos.

Como chegar