FSFX implanta projetos selecionados no Programa InovaAí

Publicado em 13/05/2020

Desde o aparecimento dos primeiros casos da Covid-19 no Brasil, a Usiminas e a Fundação São Xavier (FSFX) trabalhando em parceria buscandomedidas de prevenção ao vírus e de promoção continuada da saúde.

Diante dos desafios trazidos pela pandemia, as Instituições buscaram ampliar o conjunto de ações, através da procura de alternativas para os gargalos observados no atendimento às pessoas. Por meio do InovaAÍ, o programa com foco total em inovação da Usiminas, surgiu o projeto Desafio de Inovação Covid-19, para reunir ideias e propostas de empresas, universidades e startups que trouxessem soluções para os principais temas da FSFX.

Conheça os temas e os projetos selecionados que estão iniciando os pilotos para implementação:

 

Gestão da Sinistralidade e Monitoramento da Carteira de Clientes

As startups serão responsáveis por fornecer um software para facilitar a gestão da sinistralidade* e gerir a carteira de clientes do Plano de Saúde da FSFX.

Essa foi uma grande oportunidade observada pelas gerências e diretoria da FSFX de dar um salto tecnológico na análise desses indicadores, pois torna possível o trabalho preventivo no cuidado com a saúde. A solução apresentada prevê a trajetória do paciente, ou seja, uma visão Preditiva do risco desse paciente e auxilia nas devidas tratativas e encaminhamento a programas de prevenção. Foi considerada ainda como uma proposta que vai ao encontro de objetivos futuros da Instituição. O projeto piloto prevê a gestão e acompanhamento de 60 mil pacientes, do grupo de pacientes de monitoramento da Usisaúde. 

A proposta prevê a geração de informações bem detalhadas para a Instituição com telas fáceis que incluem resumo financeiro, projeções da sinistralidade, análise de internação, exames, consultas, pronto-socorro, análises preditivas, simuladores, tudo com uso de algoritmos de inteligência artificial e machine learning**.

*sinistralidade é o resultado imediato da utilização dos planos de saúde, por meio de cirurgias, consultas ou exames.

**É o treinamento de máquinas para aprender com dados.

 

Infraestrutura

Serão feitos pilotos com duas soluções:

A primeira é uma solução inovadora, que oferece um maior nível do grau de segurança dos colaboradores, principalmente no atual cenário do COVID-19.

Através de um módulo que realiza a desinfecção de máscaras, luvas e outros em EPI’s utilizando luz UV, que atua diretamente no DNA de bactérias, fungos e vírus será possível realizar a higienização de objetos contaminados. A máquina é capaz de desinfectar cerca de 960 máscaras por dia, em ciclos de 5 minutos cada.

A segunda solução selecionada dentro do tema da Infraestrutura, permite o monitoramento em engenharia clínica. Faz a predição de falha de equipamentos, através de um software que é capaz de dizer qual, quando e porquê cada equipamento vai falhar, apresenta o tempo de vida útil dos equipamentos, detectando necessidades de manutenção, nível de deteriorização, dando a chance do hospital se preparar para essas situações.

 

Integração

Plataforma de integração de dados, que permite o compartilhamento de dados entre diversos sistemas de gestão, tais como sistemas desenvolvidos internamente, sistemas adquirido de terceiros, soluções de startups, dentre outros, evitando erros e retrabalho, além de garantir maior produtividade das equipes do hospital.

 

Promoção da Saúde e Saúde Física, Mental e Bem Estar

Estão sendo feitos testes para implementação de duas soluções com o objetivo de melhorar a experiência do beneficiário dos planos de saúde, através da melhoria da experiência do cuidado, satisfação de clientes e colaboradores, promovendo e contribuindo para a saúde da sociedade.

1.  Sistema que ajuda o nutricionista a organizar, otimizar e ganhar agilidade nos atendimento, podendo acompanhar o cliente em tempo real. O paciente, a partir de um aplicativo mobile tem acesso facilitado às recomendações da sua nutricionista, podendo receber seus cardápios e orientações, além de poder enviar informações de seus hábitos como, por exemplo, quando realizou uma atividade física. Com esses dados, o nutricionista consegue realizar o acompanhamento de forma ágil.

2. Aplicativo mobile para acompanhando de objetivos de vida profissional e pessoal dos colaboradores. Ele permite que o colaborador planeje suas metas de vida, carreira, estudos, saúde, lazer, sociais, e de aquisições, e recomenda conteúdos para auxiliar o profissional a alcançar seus objetivos. Tudo isso com uso de ferramentas lúdicas, como quizz, jornadas e usando a inteligência artificial para personalização do conteúdo para cada usuário.

 

O projeto Inova Aí tem colaborado com a transformação da FSFX, através da parceria para a busca de soluções com foco total em inovação. Entenda os benefícios gerados com as soluções selecionadas:

 

1. Redução da Sinistralidade

2. Melhoria da Experiência do Cuidado

3. Satisfação de Clientes e Colaboradores

4. Saúde da Sociedade

Todas as soluções ofertam ainda entrega de valor para o beneficiário!