Acesso exclusivo

CSFX ganha o “Oscar” da filosofia no Brasil

Publicado em 16/09/2020

O Colégio São Francisco Xavier (CSFX) é um dos grandes vencedores da 5ª edição do Troféu Amigos da Filosofia, da Editora Sophos, entre 49 escolas de todo Brasil. Em Minas Gerais, apenas duas escolas foram selecionadas além do CSFX: o Colégio Imaculada Conceição (Barbacena) e o Colégio Magnum Buritis (Belo Horizonte).

A participação no prêmio se deu pelo Projeto Gaia, que trabalha a consciência ecológica dos alunos a partir da reciclagem e do tratamento de óleo de cozinha. O projeto reúne alunos do 5º ano do CSFX que, durante algum tempo, aprofundam sobre questões referentes à sustentabilidade e à poluição. Além da reflexão sobre a conscientização ambiental, os participantes mobilizam a comunidade, arrecadando óleo saturado para reciclagem. Em 2013, os alunos recolheram 680 litros de óleo, destinados à empresa responsável pela coleta.Gaia

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Weber Campos de Souza, o Projeto Gaia propõe uma transformação de conduta da comunidade ao abordar conceitos de sustentabilidade em sala de aula. “Uma das vertentes do projeto é a realização de uma gincana entre os alunos. Cada equipe tem a missão de conscientizar familiares, vizinhos e amigos sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha, bem como de recolher a maior quantidade de óleo possível”, explica do professor Weber.

Todo óleo saturado recolhido é entregue para uma empresa qualificada que depois transforma em biodiesel, e o pagamento da quantidade de óleo arrecadado é por meio de material de limpeza que em seguida é doado para entidades beneficentes da cidade de Ipatinga. O projeto ultrapassou os limites da escola, criando parcerias. Dentre os parceiros conquistados destacam-se o  Shopping do Vale, a Recóleo e a  Escola Estadual Almirante Toyoda.

“O meio ambiente é a convivência entre as pessoas, o cuidado com o corpo, a colaboração e a união da sociedade. É com base nessa premissa que afirmo ter muito orgulho de desempenhar esse papel de facilitador de projetos como o Gaia”, conclui o professor Weber.

Para a entrega do prêmio ao Colégio São Francisco Xavier, o autor e professor, Dr. Silvio Wonsovicz, estará no Colégio para realizar atividades com os professores de Filosofia do Ensino Fundamental, pais e alunos. A premiação será realizada na quinta-feira (23/10), no próprio Colégio.

icone-whatsapp 31 98286-8578