Acesso exclusivo

CSFX. Um novo salto nos resultados do ENEM.

Publicado em 16/09/2020

Em dezembro de 2014, o sistema de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio por Escola (ENEM/2013) trouxe novidades para análises comparativas dos resultados.

Novos indicadores:
– Porte da Escola
– Nível socioeconômico dos alunos
– Índice de formação docente

“Na análise de dados educacionais, é particularmente necessário descrever o contexto social dos alunos, que tem grande influência nos resultados”, afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Chico Soares. O cálculo dessa medida foi feito a partir das informações fornecidas pelos alunos no preenchimento do questionário contextual e os dados fornecidos pela própria unidade de ensino, por meio do Censo Escolar da Educação Básica.

Resultados possíveis para consulta:
– O desempenho médio da escola em cada uma das cinco Áreas do Conhecimento: Redação, Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
– Percentuais de alunos em cada um dos níveis de desempenho, em cada uma das Áreas do Conhecimento.
– O desempenho médio geral da escola (sem a nota da Redação e com a nota da Redação).
– O ranking geral, contabilizando os resultados de todas as escolas participantes, não levando em consideração os Portes das Escolas (número total de alunos participantes do exame).

Novo critério para as análises comparativas mais justas e equilibradas:
– Apresentação da média dos 30 melhores alunos de cada escola (vide Anexos 1, 2 e 3). “Isso viabiliza uma comparação mais equilibrada entre escolas de diferentes tamanhos”, esclarece Soares. Percebendo o uso do resultado no ENEM para ações mercadológicas e, até mesmo, artimanhas jurídicas (criação de um novo CNPJ e separação de alunos, dentro de uma mesma escola), o INEP lança, assim, uma nova ferramenta de consulta de dados/resultados, que tende a ser mais justa e igualitária, para o momento das análises comparativas: “MÉDIA DOS 30 MELHORES ALUNOS DA ESCOLA”.

CONSIDERAÇÕES OFICIAIS DO INEP
Fonte: http://portal.inep.gov.br
Notícia divulgada em 22/12/2014

REPORTAGENS_ENEM

Resultado ENEM CSFX

icone-whatsapp 31 98286-8578